segunda-feira

Rota dos sabores: conheça os sete destinos mais apimentados do mundo

Bom dia meu povo....
Ontem a uol  fez uma matéria que eu adorei e decidi compartilhar com vocês que adoram pimenta como eu...rs
Vamos ver?

Do México ao Sri Lanka, passando pela Etiópia, selecionamos sete locais em que os destaques da gastronomia são as pimentas.

Isso torna os destinos perfeitos para aqueles que amam viajar e se aventurar sem medo pela culinária de outros países. Confira!

decore com gaby

México 

Molhos picantes, guacamole ou burritos bem apimentados: a comida mexicana é conhecida em todo o mundo por ser "quente". Jalapeño, habanero e dedo-de-moça, que conhecemos bem no Brasil, são algumas das pimentas utilizadas na comida local, mas existe ainda uma infinidade de tipos que podem ser saboreados no país latino-americano, como pasilla, morita e guajillo.

decore com gaby

Índia 

Outro destino cuja culinária é conhecida por sua picância, além da variedade de temperos e sabores. Não deixe de provar as variadas masalas - espécie de mistura de condimentos parecida com o curry, que pode ser pouco ou bastante apimentada, além de chutneys, frangos e caldos picantes. Na foto acima está o pork vindaloo, um cozido de porco com curry típico da costa oeste indiana.

decore com gaby

Etiópia 

O país africano destaca-se pela beleza das cores e disposição quase que artística dos elementos no prato, que costuma ter um pão tipo panqueca bem grande, de massa azeda (foto). Também é um destino com uma infinidade de pimentas, sendo as mais famosas a berbere e a niter kibbeh, e um paraíso para os vegetarianos, pois tem pratos saborosos que levam grãos e vegetais lentamente cozidos em diversos temperos. Entre as comidas que vale a pena provar estão o giro (tipo de creme feito com grão-de-bico) e a timatim salata, que leva pimenta jalapeño ou berbere.


decore com gaby

Coreia do Sul 

A culinária local utiliza muita pimenta dedo-de-moça e pimenta verde. Entre os destaques, estão o doenjang jjigae, um super picante guizado de pasta de soja com vegetais e tofu, e o kimchi, uma conserva feita geralmente de acelga em salmoura fermentada (acima, servido no mercado Gwangjang, em Seul). Ambos os pratos são facilmente encontrados em restaurantes coreanos na cidade de São Paulo. Entre as comidas de rua, algumas delícias apimentadas são o tteokbokki, bolos de arroz e peixe em molho de pimenta vermelha, e o kimchi mandu, pãozinho recheado de cebola caramelizada, porco e pimenta.

decore com gaby


Tailândia 

A olho-de-pássaro é a pimenta mais usada no país asiático, cuja culinária local combina bastante as especiarias. Existe ainda um famoso molho picante tailandês que se chama sriracha. Sopa de camarão apimentada (na foto), som tum (salada de mamão picante), curry vermelho e yam nua (salada de carne apimentada) são outras sugestões de pratos para quem é fã de uma culinária mais "quente".

decore com gaby


Jamaica 

O mais emblemático prato desta ilha caribenha é o frango apimentado, ou jerk chicken. Nele, o galeto marinado em molho com pimenta-da-jamaica (conhecida também como dioica) é assado lentamente sobre troncos da árvore local Pimento, o que dá o sabor característico. Assim, Jerk pode se referir tanto ao método de cozimento quanto ao molho, que é também vendido pronto em supermercados, podendo ser utilizado para temperar variados tipos de carnes. A comida vegetariana local, conhecida como "ital food", também é bastante saborosa e apimentada.


decore com gaby


Sri Lanka 

Outro país asiático da lista, possui uma culinária bastante picante, com curries e saladas que misturam frutas verdes e temperos. O lamprais é um prato que leva arroz e carne temperada com sambol (preparação local que se assemelha a um chutney, feito nesta receita com cebola caramelizada), tudo cozido em folhas de bananeira. A pimenta malagueta também tem bastante uso na gastronomia do destino. Acima estão o caldo de curry e peixe, prato comum local, e barraca de frutas, legumes e verduras em mercado do Sri Lanka.

Quem quiser ver a materia original basta clicar AQUI
Todos os créditos da uol viagens e Adriana Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei sua visita,não saia sem deixar seu comentário.Sua opinião é muito importante para mim...volte sempre!!!
bjusss